Corticeiro de cima,é uma freguesia do concelho de cantanhede e situa-se a norte do concelho.Confronta com Carapelhos (Mira), Fonte de Angião(Vagos), a norte, Vilamar a nascente, Mira a poente e S.Caetano a sul.
Corticeiro de Cima, é das mais recentes do concelho e também uma das mais pequenas. A sua população varia entre 800 e 900 habitantes, que na sua maioria se dedica á agricultura,outros porém dedicam-se á industria de ourivesaria.
No seu património cultural encontramos a Igreja paroquial e a fonte de Corticeiro de Cima. A sua gastronomia mais tipica é a chanfana e o leitão sendo o frango de churrasco também apreciado pelas suas gentesFreguesia de Corticeiro de Cima
Situada no extremo norte do Concelho, dista cerca de doze quilómetros da Cidade de Cantanhede. Confronta com Carapelhos (Mira) e Fonte de Angeão (Vagos), a Norte, Vilamar, a Nascente, Mira, a Poente, e S. Caetano, a Sul.
Corticeiro de Cima foi elevada à categoria de freguesia por lei de 4 de Outubro de 1985. Não se conhece muito sobre as suas origens. Sabe-se apenas que não serão muito antigas. Em 1758 aparecem referenciadas as localidades de Corticeiro Grande e Corticeiro Pequeno, com 25 fogos cada, sendo apenas suplantadas, na Freguesia de Febres, pelas localidades da Fontinha e Boeiro (início de Febres). De acordo com o "Livro do Tombo da Vila de Cantanhede do Excelentíssimo Marquês de Marialva", um pouco mais atrás, em 1683, o Corticeiro Grande tinha então 16 cabeças e o Corticeiro Pequeno oito.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário