Curso de Cozinha

Outil

Outil é uma pequena povoação situada na margem direita da ribeira de Ançã, a sudoeste da sede do concelho de Cantanhede. A sua pequenez esconde um passado rico em referências sendo os indícios na passagem dos romanos. Tem cerca de 865 habitantes. Aqui a chanfana e bacalhau assado com batata a murro fazem as delícias de que a visita.

Outil já era habitado nas idades pré e proto-históricas. O achado de um dolmén, com vestígios de galerias duplas, na freguesia de Outil, revelam a existência de uma necrópole neolítica nesta região. Aí foram encontrados alguns objectos de mobiliário, fragmentos de cerâmica, machados de pedra polida, etc. Mas, infelizmente, todos estes achados foram obra do acaso (eles aparecem em escavações de terrenos destinados a construções recentes) e uma investigação profunda no domínio da arqueologia ainda não foi iniciada.

IGREJA PAROQUIAL. É um templo vasto, construído já no séc. XVIII, e que tem por padroeira Santa Maria Madalena. A frontaria é plana, com um remate mistilínio na cornija, ao gosto da região, nela se destacando, pelo seu corte, o portal de frontão curvo. Acima da linha dos telhados eleva-se a torre dos sinos com uma curiosa terminação bolbosa. O interior é bastante amplo, nele sobressaindo os aliares de talha, setecentistas, de qualidade muito regular. o principal interesse da igreja, no entanto, reside nas diversas esculturas que guarda, algumas datáveis do séc. XV, como a do orago, Santa Maria Madalena. No altar das Almas há um bom Cruxifixo datado de 1686. Das alfaias sacras são de destacar uma custódia e um cálice do século XVIII, ambos de prata, com punções.

Sem comentários:

Enviar um comentário